VIGILÂNCIA ambiental

vigilancia-ambiental.jpg (27 KB)

CONTRA A DENGUE, O MELHOR REMÉDIO É A SUA ATITUDE

O Departamento de Vigilância em Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Ambiental, vem desenvolvendo programa de prevenção da Dengue em toda a cidade.

A equipe realiza visitas em todos os bairros da cidade, quinzenalmente, para monitorar pontos estratégicos – borracharias, cemitérios e ferros-velhos. Além disso, colocam armadilhas, feitas com pneus cortados e instaladas a um metro do chão, em locais que recebem grande fluxo de veículos vindos de outras cidades e estados, como postos de gasolina, empresas de transporte e concessionárias. As armadilhas são verificadas semanalmente.

Outra ação do programa são as visitas de levantamento de índice, nas quais a equipe realiza monitoramento de residências e comércios e ainda executa trabalho de educação em saúde. A equipe visita uma a cada dez casas do quarteirão, visto ser esta a média estipulada pelo Ministério da Saúde/Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Quando há suspeitas de casos de dengue é feita uma pesquisa vetorial especial no quarteirão em que a pessoa mora e no local em que trabalha. A pesquisa é realizada pelo Departamento de Vigilância Ambiental (que investiga a presença do mosquito) e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (que faz o controle da doença). Todos os casos investigados eram de viajantes.

Os agentes andam devidamente uniformizados, portam um crachá de identificação individual, com foto e brasão da Prefeitura de Pelotas.

O telefone do Departamento de Vigilância Ambiental é 3284-7770 ou 3284-7759 e ele fica localizado na Secretaria Municipal de Saúde, rua Lobo da Costa, 1764.

PARA EVITAR O MOSQUITO DA DENGUE

Mantenha os pneus velhos em locais cobertos ou fure-os para não acumular água; Mantenha as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro; Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo; Mantenha as caixas d’água bem fechadas; Limpe as calhas, evitando o acúmulo de água; Coloque areia nos pratos dos vasos ou então lave-os a cada três dias; Fure e amasse as latas vazias e recipientes plásticos antes de jogá-los no lixo seco.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância Ambiental3284-7700 / 3284-7759 no horário das 12:30 às 18h.

 

Carregando...