ESCOLA DE MÃES E AVÓS

O Programa Mãe Pelotense, articulado entre equipes de Saúde da Mulher, da Criança e PIM tem propiciado o fortalecimento de parcerias com as ONGs, instituições privadas e públicas do município, tais como: Lions Clube Centro, Pastoral da Criança, Movimento Cursilho, Aapecan, entre outros. Estas ações em conjunto facilitam o acesso aos serviços e estimulam a promoção da saúde e prevenção de agravos.

 

Visando a ampliação do Programa Mãe Pelotense, voltada ao desenvolvimento sustentável, aprimoramento da gestão e a incorporação de novas tecnologias a Escola de Mães e Avós, visa acolher as gestantes e mães, com crianças até os 24 meses, tendo como prioridade qualificar as ações em saúde. A principal justificativa baseia-se na redução do indicador de  Mortalidade Infantil, no qual envolve umas das metas prioritárias da gestão.

 

           A Escola de Mães e Avós segue a linha de cuidado transversal, atingindo os diversos níveis de atenção, não restringindo ao atendimento ofertado apenas pela Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde, mas também valoriza os serviços de associações de bairro, estando aberta também aos serviços conveniados e a comunidade. Ressalta-se que a escola é livre e aberta dentro da rede municipal de saúde e visa preparar as mulheres, parceiros e famílias para as grandes transformações de uma gestação e o desenvolvimento saudável da criança.

 FUNCIONAMENTO

             A Escola de Mães e Avós é uma ação que acompanha a linha de cuidado integral a mulher e gestante, sendo transversal à Secretaria de Saúde de Pelotas e inter-relacionada com os diferentes níveis de atenção e complexidade.

 

          A logística de funcionamento ancora-se em quatro Grupos de Referência, com diferentes funções e que devem atuar em sinergia e apoio nas ações em saúde. São eles: 1 O grupo de referência; 2 Os facilitadores; 3 Os porta-vozes e 4 Os usuários.

 

PROGRAMAÇÃO

28/08 - UBS Pestano CAIC às 14:30

05/09 - UBS Cerrito Alegre às 14h

13/09 - UBS Getúlio Vargas às 14h (Retomada com as mães e bebês que já participaram da escola).

 

 

 

 

Carregando...